segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher: 153 anos de luta

O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1857, em Nova Iorque em homenagem a 129 mulheres que foram queimadas em uma ação contra a polícia. Elas trabalhavam em uma indústria de tecidos e estavam reivindicando a redução da jornada de trabalho e a licença maternidade.
Hoje a realidade e o espaço conquistado pela mulher têm sido modificados ao longo da história. Se antes elas não tinham direito ao voto, hoje elas ocupam cargos e salários semelhantes ao dos homens.
A Cooperart-poty é uma das instituições que mais acreditam no potencial feminino. Atualmente ela conta com a participação de 40 mulheres, são jovens e senhoras que desenvolvem seu potencial artístico-cultural através da produção de peças em cerâmica, retratando assim a vida e os costumes das mulheres do Bairro Poty Velho.
No Piauí, a UMP (União de Mulheres Piauienses) irá realizar diversas atividades com o tema: “oito de março não quero receber flores, quero meus direitos”. Debates sobre a violência contra a mulher, palestras em escolas, visita às delegacias e uma manifestação marcada para o dia 8 de março, serão as atividades realizadas pela organização na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário